Perguntas comuns em entrevistas de emprego

A entrevista é um momento importantíssimo no processo de seleção para uma vaga de emprego. Todos os seus movimentos são observados e avaliados. Portanto, concentre-se para permanecer focado no seu futuro profissional e Vender bem a sua imagem, por meio das habilidades e conhecimentos que domina.

O que o empregador esperar de uma entrevista:

  • Confirmar os dados já apresentados no currículo;
  • Recolher outras informações;
  • Verificar o perfil do candidato, o que o entrevistado pretende:
  • Demonstrar as suas competências e capacidades;
  • Convencer o empregador;
  • Verificar se a vaga corresponde àquilo que esperava.

O selecionador está apenas interessado em saber como você pode beneficiar a empresa. São feitas muitas perguntas e o candidato precisa estar preparado para respondê-la com total confiança, para assim fazer com que o entrevistador acredite nas respostas.

Algumas que sempre estão presentes nas entrevistas.

1. Quem é voce?

R:
Confie na sua vontade, no seu desejo de trabalhar e conquistar os seus sonhos através do seu trabalho. Tenha em mente a seguinte sequencia de perguntas para voce ter fluidez nas resposas.
O que voce já fez?
O que sabe fazer?
O que gosta de fazer?
Em que procura / necessita melhorar?
Por que saiu do ultimo emprego?
Por que voce deveria ser contratado para esta vaga?

2. Quais são os seus pontos fortes?

R:
Descreva qualidades que te façam apto para preencher o perfil que a empresa procura. 
Exemplo de pontos fortes: Disciplina, pontualidade, compromisso.


3. Quais são os seus pontos fracos?

R:
Ofereça exemplos de defeitos não tão ruins assim. Alguns exemplos:
Sinto urgência para terminar o mais rápido possível os projetos, ou necessidade de checar 3, 4 vezes uma tarefa. Exijo demais de mim, fico incomodado com desorganização, me chateio com bagunça.

4. Por que você está interessado em trabalhar para esta empresa?

R:
“Esta empresa é o lugar onde minhas qualificações podem fazer a diferença. Por exemplo, na outra empresa…” e conte um caso onde você fez a diferença.
Dê exemplos concretos do que você fez e do que pode fazer. Na hora de explicar como será útil para a empresa, fale sobre seu conhecimento na área e da sua experiência no assunto.


5. Onde você se vê em cinco anos? E em 10?

R:
Entenda que aqui, o principal objetivo do entrevistador é entender de que forma o candidato planeja a sua carreira – ou não planeja – e se ele tem foco e clareza sobre aonde quer chegar e em quanto tempo. “A ideia é observar se o profissional tem planos para a sua carreira ou se está pensando só no momento do agora, para juntar dinheiro e sair do país, por exemplo.”
A melhor forma de responder a essa pergunta, é demonstrar os seus reais interesses em relação à empresa, deixando claro – se for o caso, obviamente – que você está preparado para criar raízes e progredir lá dentro, que não é um aventureiro, que deseja realmente firmar-se na carreira e na profissão.


6. Por que você quer deixar o seu emprego atual?

R:
O entrevistador conhece o mercado e sabe quando o entrevistado está enrolando, enfeitando ou omitindo algo em suas respostas, não tente ser mais esperto do que ele.
Seja sincero, a melhor saída é dizer a verdade, desde que você a embase com um plano de carreira, transparente e objetivo em suas respostas, isso poderá lhe garantir o próximo emprego.
O entrevistador vê com bons olhos aqueles que reconhecem suas fraquezas e que lutam para aperfeiçoar-se, aqueles que detêm o auto conhecimento e falam com segurança sobre si, inclusive sobre suas percepções a respeito dos problemas ocorridos em outros empregos.
Candidato que divaga demais e só elogia os empregos anteriores na maioria das vezes está mentindo ou omitindo, e o entrevistador sabe disso…


7.  Existe algo mais que você gostaria de saber sobre o trabalho e a companhia? 

É importante que você tenha pesquisado antes sobre a empresa. Uma vez que você já conhece, compare e questione sobre o que ela pode oferecer com o uso das suas habilidades, objetivos e metas futuras.

R:
Este é o momento do recrutador escutar você. Faça perguntas pertinentes. Aqui estão alguns exemplos do que NÃO perguntar: “Eu consegui o emprego?”, “Quando são minhas férias?”, “Eu posso mudar meu horário de trabalho?” e o pior “O que esta empresa faz?”.
É importante que você tenha pesquisado antes sobre a empresa. Uma vez que você já conhece, compare e questione sobre o que ela pode oferecer com o uso das suas habilidades, objetivos e metas futuras.