FGTS, CTPS, PIS, INSS, IRPF, Que diabo é isso? (Siglas parte 1)

Existem algumas siglas que serão faladas, escritas, divulgadas e comentadas no trabalho, nos sites de busca de emprego e etc… Você está familiarizado? Conheça algumas delas:

FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. É um depósito mensal, referente a um percentual de 8% do salário do empregado, que o empregador fica obrigado a depositar em uma conta bancária no nome do empregado que deve ser aberta na Caixa Econômica Federal.Maiores informações visite:http://www.fgts.gov.br

PIS – Programa de Integração Social, uma contribuição tributária de caráter social, que tem como objetivo financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades, tanto para os trabalhadores de empresas públicas, como privadas. Maiores informações visite: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx

CTPS – A Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS é um documento que contém informações sobre a vida profissional do trabalhador e sobre sua filiação ao Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS. Foi criada pelo Decreto-lei n.º 926/69.

INSS – significa Instituto Nacional do Seguro Social (órgão do Ministério da Previdência Social, ligado diretamente ao Governo) e é responsável pelos pagamentos das aposentadorias e demais benefícios dos trabalhadores brasileiros que contribuem com a Previdência Social (seguro que garante uma aposentadoria ao trabalhador registrado com CTPS).

IRPF – IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA, As pessoas físicas brasileiras deverão prestar contas à Receita Federal, apurando o imposto de renda devido segundo as normas do Regulamento do Imposto de Renda. Dependendo de quanto seja o valor da sua renda, você terá de pagar um valor calculado por alíquota estabelecida pelo governo.

Mais significados de siglas e outros termos que aparecem no seu contracheque ou holerite, você acompanha aqui no Clube do Emprego.